Sangramento no pós-parto

O que é o sangramento pós-parto?

Toda mulher tem sangramento vaginal depois de ter um bebê. Tanto faz se foi parto normal ou cesariana. 

É o corpo eliminando o material que revestia o útero durante a gestação. Parece uma menstruação, com um fluxo mais intenso, às vezes irregular. 

Esse sangramento também recebe o nome de lóquios. E tecnicamente não é uma menstruação.

À medida que o útero vai se contraindo e voltando ao tamanho normal, a intensidade do sangramento diminui, e a cor também muda: de vermelho vivo para rosa e depois para amarronzado ou amarelado.

No momento em que você estiver dando o peito para o bebê, o corpo produz hormônios que estimulam o útero a se contrair. Isso pode resultar em cólica e sangramento mais intenso. 

Quanto tempo o sangramento dura?

Para algumas mulheres, o sangramento pós-parto dura só duas ou três semanas; para outras, até seis. 

O sangramento vermelho vivo deve ir embora depois da primeira semana. Se não for, é sinal de que talvez você esteja abusando das atividades. Reduza seu ritmo. 

Caso nos dias seguintes o fluxo continue intenso e bem vermelho, fale com o médico.

Há algo que eu tenha de fazer?

Não. A única providência é ter em casa, antes de ir para a maternidade, dois ou três pacotes de bons absorventes noturnos. (Leia mais sobre de quantos absorventes você vai precisar depois do parto.) 

Você pode até levar um pacote para a maternidade, para o caso de não gostar do tipo fornecido pelo hospital. 

Absorventes internos não podem ser usados nas primeiras seis semanas do pós-parto, porque podem levar bactérias para o útero e causar infecções.

Quando devo me preocupar?

Procure o médico se o sangramento:

  • exigir a troca de mais de um absorvente por hora
  • continuar muito intenso e vermelho depois da primeira semana
  • de repente ficar vermelho e intenso de novo depois da primeira semana, e não melhorar com o repouso
  • tiver coágulos grandes (maiores que uma bola de pingue-pongue)
  • tiver um cheiro ruim, ou se você tiver febre e/ou calafrios.

É raro, mas algumas mulheres sofrem da chamada hemorragia pós-parto secundária. Se você tiver uma hemorragia muito intensa depois que o fluxo já tinha diminuído (precisando de mais de um absorvente por hora), procure imediatamente o médico, mesmo que não haja coágulos. 

Pode ser um sinal de que um pedaço da placenta acabou ficando dentro do útero, ou de que o útero não está voltando ao tamanho normal como deveria. Também procure ajuda médica imediatamente se estiver sangrando e sentir que vai desmaiar. 

E a menstruação normal, quando volta?

A volta dos ciclos menstruais depois do parto depende de a mulher estar amamentando ou não. Para quem não está amamentando, a menstruação pode voltar já um mês depois de o bebê ter nascido. 
+