Quais os sintomas das cólicas?
O seu filho tem períodos ao longo do dia (ou da noite) em que chora de forma inconsolável, mais alto e intensamente do que o habitual, mostra-se inquieto e irritado sem causa aparente e nada do que faça parece conseguir consolá-lo?
Dá mimos e colinho, faz massagens na barriga, dá o leitinho, tenta colocá-lo numa posição que pensa poder aumentar o seu conforto e, mesmo assim, o bebé não mostra sinais de melhora e o choro persiste?
Se o choro não parar, mas em vez disso se intensificar e persistir durante o dia ou noite, e por longos períodos de tempo, pode ser causado por cólicas. Esta perturbação pode surgir entre os 3 dias e as 3 semanas de vida, com um pico às 6 semanas de vida, sem distinção entre sexos, lactentes pré-termo e de termo ou entre bebés amamentados ou alimentados por leite de fórmula.
Se assim é, provavelmente, o seu filho sofre de cólicas. Estes podem ser dias mais complicados. Mas a boa notícia é que passam mais rapidamente do que pensa e que todos os pais sobrevivem a uma ou outra noite de sono irregular (ou mesmo sem dormir)!
Este tipo de agitação do bebé é bastante comum, principalmente entre as 06h00 e a meia-noite, justamente durante o período do dia em que os pais também precisam de descansar e se poderão sentir mais cansados depois de um dia (em casa, a cuidar do bebé ou no trabalho).
O período em que o bebé sofre estes incómodos pode torna-se num momento difícil e angustiante para os pais porque, para além de se sentirem exaustos por noites mal dormidas, também se sentem frustrados por não encontrem formas eficazes que os ajudem a consolar e a acalmar o seu bebé.